Wiki Astronomia
Advertisement

Anãs Vermelhas é o tipo mais comum de Estrela na Via Láctea, trata-se de uma estrela pequena, pouco massiva, e em muitos casos extremamente fria comparado com outros estrelas. As estrelas anãs vermelhas são estrelas que fazem parte da chamada Sequência Principal, uma faixa de estrelas no diagrama de Hertzsprung-Russell. As estrelas de sequência principal geram luz e calor através da fusão de hidrogênio em Hélio nos seus núcleos. Dada a sua fraca luminosidade, são difíceis de se ver da Terra, não há nenhuma estrela anã vermelha que seja visível a partir da Terra. Como o exemplo a Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós, a uma distância de 4,2 anos-luz. Proxima Centauri tem uma magnitude aparente de +11,05, sendo totalmente invisível sem grandes telescópios.

Estágios[]

Define-se que as anãs vermelhas permanecem por até trilhões de anos no estágio de sequência principal,assim demorando muito para atingir a um estado posterior. Não foi possível achar estrelas anãs vermelhas em estados posteriores, dado que o tempo de Universo ainda não permitiu que isso acontecesse.

Massa[]

A massa das estrelas anãs vermelhas pode ir de aproximadamente 0,075 vezes a massa do Sol, até aproximadamente metade da massa do Sol.

Temperatura[]

São estrelas relativamente frias, com sua temperatura à superfície a rondar os 4.000 K ou 3726,85 graus.

Advertisement