Wiki Astronomia
Advertisement

Sol é a estrela que compõe o sistema principal do Sistema Solar, ele é quem fornece o calor e a energia necessária para a vida na Terra, além de influenciar as marés e o clima terrestre. O Sol tem um diâmetro de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros, possui uma massa de 332.900 vezes a massa da Terra e aproximadamente 1 milhão de vezes o seu tamanho. Possuí a Classe Espectral G2V: estrelas com essa classe normalmente tem 5.780 graus, e um diâmetro mediano. Existem aproximadamente 100 milhões de estrelas como o Sol na Via Láctea, e anteriormente considerado uma estrela pequena, descobriu-se que o Sol é mais brilhante que 85% das estrelas da Via Láctea, geralmente a maioria são Anãs Vermelhas. Das 50 estrelas mais próximas do Sol, num raio de 17 Anos-Luz da Terra, o Sol é o quarto maior em massa.

Órbita[]

O Sol orbita a Via Láctea a cada 200 milhões da anos,um ano galáctico , atravessando no momento a Nuvem Interestelar Local super quente, no interior do Braço de Órion da Via Láctea, um braço menor entre os Braços de Sagitário e Perseus. O Sol orbita ao redor do centro da Via Láctea a uma distância de 24 a 26 mil anos-luz, movendo-se na direção da Constelação de Cygnus. Orbitando a uma velocidade de 251 km/s. Considerando que a Via Láctea se move na direção da constelação de Hydra a 550 km/s, e o Sol se move a uma velocidade relativa de 370 km/s na Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas.

Fatos Interessantes[]

  • A coroa Solar se estende ao espaço continuo, criando o Vento Solar, uma corrente de partículas carregadas que se estende até a Heliopausa, a maior estrutura única do Sistema Solar.
Advertisement